terça-feira

Oficinas Criativas e Reciclagem com Crianças - Desenvolvendo seus próprios projetos = AUTONOMIA !

Hoje um registro super legal de como a criançada é capaz de "fazer sozinha"e de um jeito todo especial quando lhes é permitido.

Começo da aventura : uma criança aparece com uma embalagem que trouxe do lanche que fez ( e adorou !!!) - um porta copos do Burguer King - e querendo fazer "uma idéia que eu tive aqui na minha cabeça". Ótimo !!! então vamos lá ! E a coisa fluiu....fluiu... e o passo-a-passo registro aqui ( com o celular, ainda...!)

Dedinhos em Ação !!!
1- a embalagem...
2-recortar uma das alças e dobrar ( as marcas foram feitas só pra vocês poderem ver melhor na foto) para termos um "banco pra sentar".
3) banco já posicionado, e depois de muitas sugestões, idéias e discussões con cluímos que "pra ficar com cara de barco tinha que ficar "pontudo na frente " e só dobrando não dava, tinha que colocar "alguma coisa pra segurar os lados" ( uma ajudinha...só pra enriquecer...)
4) uma vela é importante pra que o vento empurre o barco , e ele ande na água... Um retalho de papel de presente preso a um espeto de bambu já resolvem...mas um desenho na bandeira é fundamental !!!
5)um pouco de cor no casco não é nada mau ... O resultado vocês podem ver no início da postagem. Ficou muito legal, não ?
DICAS
O melhor é a oportunidade que todos tiveram em participar do desenvolvimento e concretização de um projeto - com liberdade, diálogo,sugestões, onde cada um pode defender seu ponto de vista e juntos decidirem pela melhor sugestão..isto é trabalhar a AUTONOMIA das crianças , e trabalhar a CONVIVÊNCIA pacífica e respeitosa , na qual discutimos e lutamos por idéias, e não uns com os outros !

Obrigada garotada, aprendi muito !!! Bjs Mammy

4 comentários:

ourlovevan disse...

É isso mesmo Mammy, devemos ouvir e aceitar as sugestões das nossas crianças. Quando fizemos a tenda eu fingi que não sabia como fazê-la...não imagina como eles, apesar de serem pequeninos pois são crianças entre os 3 e os 5 anos, ajudaram com as suas ideias e se sentiram importantes...uns verdadeiros arquitectos.
Parabéns pela excelente obra!
Beijinhos e milsorrisoscoloridos

Chris Ferreira disse...

Nossa muito legal a criatividade deles. Olhar uma coisa que poderia ir para o lixo e transformar em um brinquedo. A minha filha também adora fazer isso e sabe que assim ela me pede muito pouco para comprar brinquedos.
Parabéns! Seu trabalho é fantástico.
Ah! Fizemos as máscaras lá em casa e coloquei no blog. Depois se quiser ver como ficou, dá uma passadinha por lá.
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
beijos

RENATA RZ disse...

Mammy
Feliz daquele que escuta uma criança, né?
Quanta coisa legal que sai dali..rsrs

Tem mais um selinho pra você, lá no meu blog!

Super bjs green

Cristina João disse...

Oi Amiga,
Passei pra matar as saudades.
Beijocas,
Cris joão.