terça-feira

Rima calor com Faxina ? E verão ??? Com... "molhação" !!!

Verão...Calor...Chuva...Água...Muita água !!!

Um dos programas mais legais para curtir com a garotada é " mexer na água" sem se preocupar com a molhação...seca rapidinho !!!

Que tal um..."BANHO nas BONECAS e BONECOS" ?

1º passo - se você mora em casa e tem um quintal ( mesmo pequeno) muitas serão as possibilidades e opções, mas no apartamento também dá - podemos usar a área de serviço ou a cozinha, ou...o banheiro !!!

2º passo - a garotada pode vestir uma roupa de praia - maiô, biquini ou sunga ( vamos mamães e papais ... aproveitem para um delicioso e refrescante "banho de esguicho" ou " banho familiar", vai ser divertido !!!) . Vale aquela banheira de bebê , ao invés de usar bacias .

3º passo - separar 2 bacias - uma para as bonecas/bonecos e outra para as roupinhas. Pegar uma esponja limpa e um pouquinho de sabão neutro- o líquido pode ser mais prático ( vale até um pouquinho de shampu). Para secar os bonecos podemos usar toalhas de mãos ou até "perfex". Uma escovinha ( pode ser uma de dentes) para as sujeirinhas impertinentes !!!
Um varal , cabides de plástico, e pregadores para pendurar as roupinhas...

4º passo - escolher as bonecas e bonecos que irão tomar banho , tirar-lhes as roupinhas , e começar a farra !
NOTE BEM : O objetivo é permitir que as crianças desenvolvam sua AUTONOMIA, que FAÇAM SOZINHAS a maior parte das atividades, por isto uma boa idéia é deixar um mini-varalzinho como este numa altura acessível(observe o cordão preso ao varal para deixá-lo mais baixo) para que elas possam pendurar as roupinhas como e onde quiserem.

O QUE PODEM APRENDER COM ISTO :
Para os pequenos esta pode ser uma oportunidade maravilhosa de exercitar vários aspectos importantes do desenvolvimento global ( físico, emocional, social) : motricidade, tato, olfato, temperatura, cores, tamanhos, peso, texturas, formas, noções de espaço e tempo, conhecimento do corpo ( e nomeação de suas diversas partes), gênero( masculino/feminino), diversidade cultural ( raças), desenvolvimento de hábitos saudáveis de higiene, cuidado, respeito, afetividade, cooperação,diálogo,estreitar laços de confiança e companheirismo, consciência ambiental ( inclusive relacionado ao uso da água, reciclagem, etc.), AUTONOMIA, e muito mais...
Não ficaram lindos ? E cheirosos !!! Prontos para um novo período de brincadeiras !!!

Experimentem ! Toda vivência que envolve o corpo, o toque, o movimento, que estimula o conversar é uma excelente oportunidade de aproximação entre adultos e crianças e crianças entre sim.

UMA DICA LEGAL : Se a criança é muito pequena podemos fazer o "BANHO DOS BICHINHOS" - seguindo a mesma idéia ...

IMPORTANTE :Depois de "lavados" podem ser enxutos pela criança com uma toalha pequena e deixados sobre uma superfície forrada com outra toalha para que a água que acaba entrando nos bichinhos possa sair , evitando que a borracha fique com mau cheiro...

Boa brincadeira, boa curtição !
Beijinhos molhados e cheirosos !

Um comentário:

Greice Amorim disse...

Que delícia. Adorei a postagem.
Obrigada pela visita e comentário.
Beijos
Greice