segunda-feira

Intolerância à lactose X bolo delicioso - E agora ?

Quem convive com uma criança que tem intolerância à lactose - ou "alergia a leite e derivados" sabe o desafio que isto pode representar na hora das compras no supermercado ... dos lanches em casa de amiguinhos...e pior : nas festinhas de aniversários !!!

Mamães que -como eu - já passaram por esta experiência, sabem que de tanto ler nos rótulos os ingredientes de cada alimento comprado nos tornamos "craques"(ou neuróticas....!!!), sabendo de cor a composição de quase tudo que está disponível nos mercados, padarias, doceiras, etc...

E o pior é que QUASE TUDO tem em sua composição a lactose !!!
Margarinas, biscoitos e bolachas, pães, doces, vitaminas, sorvetes, e... BOLOS !!!
A vida social do "pequeno alérgico" fica bastante complicada, e quando o assunto é FESTA...piora !!!
Eu chegava a levar uma "geladeirinha de isopor" com os petiscos permitidos : gelatina... frutas ( suco ou doce caseiro)...chá...pão sem leite puro ou com geléia ,pipoca e coisas assim...

E...na hora do bolo ? Os olhinhos do meu pequeno brilhavam sem entender por que ele não ganhava nenhuma fatiazinha...

Mas resolver este problema foi bem mais simples do que se podia imaginar, e pesquisando o caderno de receitas da vovó descobrimos-lembramos de algo "mágico "... pão-de-ló !!!

Pão-de-ló é uma massa tipo bolo usada para se fazer rocambole , e que NÃO LEVA LEITE em sua composição !!!

Esta é a receita de Pão-de-Ló da minha avó que era "mestre " em rocambole - mas não precisa "enrolar" para ficar com "cara de rocambole" - e o melhor de tudo... pode ser feita junto com as crianças !
Ingredientes :
6 ovos inteiros ( separar as claras das gemas , peneirar as gemas para retirar a película )
6 colheres das de sopa de açúcar
6 colheres das de sopa de farinha de trigo
1 colher das de chá de fermento em pó
Preparo:
Bater as claras em ponto de suspiro e acrescentar o fermento e depois o açúcar.
Adicionar as gemas e bater até "sair o cheiro de ovo".
Acrescentar a farinha sem bater, só mexendo até fazer bolhas de ar.
Untar com pouco óleo (de canôla, pois não deixa cheiro) e enfarinhar o tabuleiro.
Assar em forno moderado por 20 minutos.
É sempre bom espetar um palito para ver se ele "sai limpo", aí o bolo está pronto !
Incrementando :
Se quiser pode rechear com geléia, marshmellow ou doce de sua preferência.
Pode também "cobrir" com glacê feito com açúcar ( confeiteiro ou glaçúcar fica ideal), água quente e um pouquinho de suco de limão ou laranja. Fica uma camadinha branca e durinha levemente azedinha...uma delícia !!!

Esta é uma receitinha básica que dá pra explorar, variar, inventar ...!

Mais dicas no www.semlactose.com
Bom apetite ! Boa diversão !

2 comentários:

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

Nem me fala nisso. Minha mãe disse que quando era criança fui internada por causa da alergia ao leite de vaca. Ela tem o RH negativo e não podia amamentar ( naquela época não muito distante rsrs). Fui criada a base de leite de cabra. Hoje eu bebo leite de vaca, mas não faz muito bem para o meu estômago, é de difícil digestão.

KidsIndoors disse...

Adorei seu blog! E muito obrigada por essa receita e dica de blog. Minha filha tem intolerância a lactose e é um drama, pq ela quer comer tudo e sempre acaba com dor de barriga! bjos e parabéns!