terça-feira

Faça sua horta de temperos em casa!


Já pensou em ter uma horta de temperos fresquinhos e ainda incrementar o visual e o aroma da sua casa? Basta usar a criatividade e os seus temperos favoritos. Veja algumas ideias e dicas para preparar uma horta para espaços pequenos, mesmo para quem mora em apartamentos menores!

Escolha um espaço que receba a luz do sol
Identifique um espaço na sua casa que receba a luz do sol em média de três a quatro horas por dia. 

Em geral as varandas e janelas são ideais para cultivar uma pequena horta. Mas atenção: cuidado com o excesso de vento, porque a grande maioria dos temperos não suporta muito vento. Não se assuste imaginando que estas exigências podem inviabilizar a sua horta, lembre-se que o plantio pode ser vertical, o que pode dar a sua casa uma parede cheia de personalidade!

Escolha onde plantar de acordo com o tempero

Você pode preparar a sua horta em diversos recipientes de diferentes tamanhos: garrafas pet, vasos de cerâmica ou vidro, embalagens de alumínio (as embalagens de chá ficam muito charmosas), baldes de metal ou plástico, canteiros, floreiras, canos de PVC, etc. Mas a escolha do recipiente, sobretudo da sua profundidade, deve levar em conta o tempero. O manjericão, por exemplo, deve ser plantado em um vaso com mais de 25 cm de altura. Enquanto, a manjerona e o orégano podem ser cultivados em vasos de 15 cm de altura. Outra dica é não colocar muitas mudas em um mesmo vaso.

Sugestão de temperos para a sua horta caseira
Nesta hora o que deve pesar na sua escolha é a viabilidade do cultivo e o seu paladar, se não gostar de coentro, plante salsinha! Ótimas dicas incluem cebolinha, tomilho, hortelã, alecrim, pimenta, etc.

Como fazer uma horta caseira
Passo 1: caso o recipiente escolhido não venha com furos no fundo, faça de 3 a 6 furos para escoar a água (vai depender do tamanho do recipiente).
Passo 2: você precisará de pedrinhas pequenas, terra vegetal, areia (não pode ser de praia) e adubo. Preencha o fundo do recipiente com as pedrinhas pequenas, depois coloque a camada de areia úmida e, em seguida, a terra vegetal mesclada ao adubo, misturando bem a terra para deixá-la bem fofa, use uma pá de jardinagem ou mesmo uma colher.
Passo 3:  com cuidado retire a muda (com o torrão) e transfira-a para o vaso preparado, completando com terra. Depois, é só regar as mudas. Para a manutenção da sua horta, regue as plantas pela manhã ou no final da tarde, mas cuidado para não encharcar a terra, ela deve ficar apenas umedecida. Além disso, adube (com adubo orgânico) uma vez ao mês e retire as eventuais ervas daninhas que possam surgir nos vasinhos.

Veja também com criar uma excelente adubo orgânico a partir dos resíduos orgânicos da sua casa!


Nenhum comentário: