domingo

Oficinas Criativas para Crianças : Diwali - símbolo de Paz e Harmonia !


Pois é , a melhor maneira de trabalharmos o respeito, a tolerância e a paz é conhecer melhor nossos "companheiros de jornada" neste planeta Terra.
Então resolvemos aproveitar a animação das comemorações do tão polêmico ( e sinceramente não entendo a razão para isso ) Halloween e vamos agora para esta linda comemoração hindu.

Diwali é a comemoração do Ano Novo Hindu, também conhecida como Festival das Luzes. O que mais me chamou a atenção são as  propostas da festa : além da troca de presentes , o oferecimento de doces aos amigos e vizinhos, é importante PERDOAR ( acontecimentos, fatos e até dívidas !)

É uma comemoração longa - 5 dias - e este ano cai no dia 13 de Novembro. Então ainda temos um tempinho para nos dedicar a ela !

Aqui um vídeo super interessante que pode ser uma possibilidade bem legal de atividades: Desenhar "rangolis" na calçada da nossa casa para convidar a Deusa Lakshmi ( da beleza, saúde e prosperidade ) a entrar e nos conceder essas bênçãos .


Que tal ?
Esses mesmos desenhos podem ser feitos em cartolina ou papel cartão e colocados junto as portas com as mesmas intenções.
Aqui umas sugestões de padrões :
1- uma lamparina simples de barro...
2-outra lamparina mais sofisticada...
Vocês podem usar lápis de cor, de cera, ou caneta hidrográfica. Mas também podem se arriscar usando -somo os hindus fazem - pós coloridos ( farinha, areia, pós de sucos ou gelatina, temperos...)
O importante é que sejam bem coloridos, como estes aqui :



Para saber mais , clique aqui , e aqui 

Feliz Diwali a todos ! Mammy

Um comentário:

Nine disse...

Que lindo, Mammy!
Também não entendo muito bem a polêmica com o dia das bruxas (hehe), deve ter a ver com o fato dessa festa ser muito comum nos EUA, mas acho que quem se revolta não pesquisa e não sabe que essa comemoração é muito, muito mais antiga que o descobrimento da América!
Beijos!
Nine