quarta-feira

Natal com as Crianças : Preparando e Reciclando 1 - calendários de Advento

Pessoal , sábado já é Dezembro !
Apesar dos Shoppings já estarem todos enfeitados desde Outubro, disputando a freguesia, o legal mesmo é aproveitar e curtir essa época que chamamos de Advento : um tempo dedicado a preparar  o nosso interior, a nossa alma  para que possamos entrar - com calma e alegria - no clima desta festa tão especial.
( acima estrelinhas metalizadas tamanho médio)
O tempo do Advento corresponde ao período que compreende os 4 domingos que antecedem o Natal. Este ano o 1º Domingo de Advento cai no dia 2 de Dezembro , portanto...mãos às Artes que muito temos que preparar.

Sempre em nossa família curtimos muito fazer calendários de Advento para as crianças. É uma forma bonita de ajudá-las a "esperar" pelo dia de Natal e envolvê-las em atividades tradicionais dessa época.

Este aqui acima nós fizemos para o pequeno M.- filho da Betty Mello - e que foi usado durante um bom tempo, pois ele adorou !

Ainda hoje , de farra penduramos este calendário na casa da avó e continuamos a brincadeira , mas todos ( adultos) participam !

(acima as casuarinas)
É bem simples, apesar de  dar um trabalhinho :
Usamos 23 caixinhas de fósforos tamanho médio , vazias e forradas e decoradas com feltro colorido e  gliter. E 1 caixa de fósforos grande ( que será aberta no dia 24).
( acima mini enfeites de feltro)
Montamos tudo sobre um papel cartão que foi forrado com um tecido rústico e para o acabamento colamos uma sinhaninha dourada . Tudo com cola quente e cola branca.
 ( acima sementes diferentes e coloridas)
Na parte superior colamos 3 pedaços de fita vermelha larga ( era a que tínhamos a mão !) e penduramos usando um graveto ( que passou pelas fitas) e um fio torcido/trançado de lã ( o próprio M. ajudou a fazer).
( acima enfeites feitos com amendoim na casca)
Como funciona:

Dentro de cada uma das caixinhas você pode colocar um "mimo" em miniatura : pode ser uma bala, um brinquedinho, ou outra coisa que tenha significado/valor para a criança. E a cada dia num determinado horário fazemos o ritual de abrir a surpresa.
( acima pedras semi preciosas)

O que colocávamos nas caixinhas: uma pedra semi preciosa , uma estrela dourada , uma casuarina ( é uma mini pinha que dá na árvore com o mesmo nome), uma pequena pena, uma semente diferente , um enfeite miniatura para complementar o presépio ou a árvore de natal,um mini desenho feito por nós, um sininho, um guizo, uma velhinha de aniversário, um lacinho de fita, uma mini-dobradura... Algumas vezes deixávamos 2 mimos- uma estrela sempre havia , pois a cada dia o céu do presépio ficava mais iluminado !

Na caixa maior estava o menino Jesus ...que ia para o presépio !

Como as caixas de enfeites ficam todas na casa da avó ( que grande e consegue guardar todas as nossas coisas...), logo logo fotografaremos o postaremos aqui alguns dos  nossos mimos para vocês verem.

Nas próximas imagens deixamos uma série de sugestões bem fáceis, todas encontradas na internet ( mas não registrei onde peguei...)
a) usando copinhos de suco:

b) usando envelopes coloridos que voc\~e mesma poderá dobrar...
c) usando cones feitos de papéis coloridos ou até revistas !
d) e esse bem "natureba", do jeitinho que nos agrada, com folhas...tirado daqui
Esperamos que curtam e lambuzem os dedinhos com a garotada !
Bjs !

Nenhum comentário: