sábado

Oficinas Criativas de Reciclagem com Crianças: Preparando o Natal !



Queridos Amigos :


Aproveitando o intervalo entre uma oficina e uma encomenda para postar algumas idéias que desenvolveremos no "Encontro de Natal do Grupo Tecendo Hisrias" dia 3 de Dezembro em SP, Capital (informações e inscrições visite o http://tecendo-historias.blogspot.com e reservas aqui tecendohistorias@gmail.com )

***###***###***
Nós - apaixonados pela Pedagogia Humanística Waldorf e pelo honrar e comemorar os Ciclos da Natureza - anualmente começamos os preparativos do Natal com bastante antecedencia, dedicando alguns momentos nos reunindo, e experimentando a calma, a reflexão, e realizando atividades que envolvem Música, Artes, Artesanato, Poemas, Histórias, e a Culinária.


***###***###***

Este tempo tão especial recebeu o nome de ADVENTO - que significa "o que está para vir,para chegar "...


***###***###***
Sabemos da excitação das crianças e como lhes é difícil "esperar" não apenas pela Festa, mas pelos presentes, encontros...e uma forma de ajudá-las e "entender" e "aguentar" esta espera tão longa é o "Calendário do Advento".
***###***###***
A cada dia que antecede o Natal elas poderão "abrir" um dos compartimentos e se deliciar com o conteúdo que sempre será uma surpresa.

***###***###***
Este Ano o 1º Domingo do Advento é dia 27 de Novembro, então teríamos 28 compartimentos a confeccionar e preeencher com doces, miniaturas, pedrinhas preciosas, mensagens, etc...que serão colocas dentro desses "compartimentos. A cada dia uma surpresa ! Havendo mais que uma criança elas deverão se revezar para receber os brindes, ou podemos dazer um calendário para cada.
***###***###***
A nossa sugestão é esta :


Material Necessário :

28 rolinhos de papelão;

furador de papel;

tesoura sem ponta;

grampeador + grampos de metal;

durex colorido;

gliter dourado/prateado;

pistola de cola quente+ bisnagas de cola;

barbante ( para fazer o "varal onde serão pendurados os "rolinhos decorados")

Aproveitando:

restos de lã colorida; restos de fitas coloridas; retalhos de papel de presente; revistas já lidas;retalho de feltro; desenhos das crianças com motivos natalinos; motivos natalinos recortados de folhetos , revistas, etc...; dobraduras...


Surpresas para colocar dentro dos rolinhos ( devem ser pequenas para que fiquem "escondidas ")


Como Fazer :

1- feche uma das aberturas dos rolinhos com o grampeador
2- na outra abertura faça 2 furos com o furador de papéis (para passar a lã ou fita e dependurar os rolinhos no varal)

3- para "esconder os grampos" , dando um acabamento legal use durex colorido ou cole retalhos de papel de presente ( se não tiver use revistas já lidas, fica bem legal !)

4- decore cada rolinho com um motivo , ou repita alguns motivos escolhidos.

5- coloque as "surpresas" e curta com a garotada diariamente !


Olhem as sugestões abaixo, e inspirem-se ! ( clicando sobre a imagem ele deve ser ampliada...)
Fazer o Calendário com as crianças pode ser uma atividade SUPER legal. Depois pendure, e "em segredo" coloque as surpresinhas...( se a turminha for muito curiosa, coloque dia a dia as supresas nos compartimentos para "manter o clima de suspense " !).


Essa será apenas uma das atividades que teremos no Encontro, além de canções, Hisrias, lanche e muito mais ! Se puder vir compartilhar momentos especiais, entre em contato !


Bjs encantados ! Mammy & Cia


EM TEMPO : tem uma receita super- gostosa no blog do AprendizArte Ateliê ( clique no nome para ser direcionado para lá, ms volte...!)


E no canto do conto logo, logo Histórias Natalinas especiais...!


Bjs !

Nenhum comentário: