quarta-feira

Reciclagem Criativa : comemorando a Semana das Crianças !

Olá ! Aqui uma idéia bem legal parafazer com a garotada durante este pequeno período de "férias" da Primavera...



Um boliche de papel machê ( feito mediante o amassamento ou trituração do papel com outros elementos no intuito de formar a massa) ou, se preferirem de papietagem/papelagem ( consiste na colagem de tiras de papel em uma estrutura que pode ou não ser retirada posteriormente)

Uma receita super legal de massa de Papel Machê onde se RECICLA muitos tipos de papel :

Coloque água até a metade do copo de um liquidificador. Acrescente papel picado (aproximadamente um punhado). Procure utilizar papéis menos nobres, como papel higiênico, caixas de ovos, jornais... nunca utilize qualquer tipo de papel que tenha verniz ou colas que não diluam na água. Ex.: Caixas de papelão com micro-ondulado tem uma cola que não desmancha na água, não ficando então uma massa uniforme ao final da receita.
Depois de bem batido, coe e esprema a mistura tirando o excesso dágua. Repita esse processo até chegar a um volume de massa necessário ao seu trabalho.
Agora você tem dois caminhos: ou usa cola de farinha (grude como muitos o chamam - vou ensinar a fazer adiante), ou cola branca. Com a massa coada em uma vasilha, vá acrescentando a cola aos poucos e amassando vigorosamente até a uniformidade total. O pondo ideal será aquele em que desgrude da mão e tenha liga suficiente para esculpir uma peça. (esse é o parâmetro básico para qualquer tipo de receita de papel machê)
O próximo ponto é muito importante. Como o papel machê é matéria orgânica, ele se decompõe fácil e rapidamente enquanto a umidade não seca. Essa decomposição é verificada na forma de bolor, mofo e mal cheiro tanto na massa, quanto nas peças prontas aguardando secagem. Para tentar evitar, acrescente duas colheres de sopa de qualquer produto a base de formol ou água sanitária à receita pronta. Misture bem não esquecendo nunca de utilizar luvas de borracha e máscara nessa etapa. Quando sobrar massa de um dia para o outro e a temperatura ambiente estiver muito alta, coloque a sobra em um recipiente hermético e leve à geladeira até o dia seguinte. Isso ajuda a conter as bactérias.



Cola de Farinha :


Coloque um litro de água fria em uma panela e misture com um quilo de farinha de trigo. Quando ficar mais ou menos uniforme, leve ao fogo baixo e mexa sempre. Vá desgrudando do fundo e revirando. A mistura vai ficando mais pesada de virar e com uma coloração mais amarela. Quando ficar uniforme está pronta.



Para fazer a papelagem /papietagem:



Você irá utilizar 6 garrafas plásticas ( as de iogurte/leite de 1 litro são ideais) limpas e secas; papéis de encarte, revistas antigas, e demais papéis que iriam para a reciclagem, rasgados em tiras pequenas; cola branca diluída ou a receita de cola de farinha ( postada acima, eu particularmente prefiro esta, mas depois de pronta acrescento 1 colher de sopa de vinagre e guardo em geladeira por 15 dias em recipiente fechado), 1 pincel velho tipo trincha; tinta artesanal nas cores escolhidas por você para decorar cada garrafinha).
Como fazer as garrafas :
Aplique as tiras de papel com cola às garrafas, completando umas 4/5 camadas de papel ( para que você não se "perca" separe os papéis por cores predominantes, e a cada camada use uma "cor ", assim você saberá se cubriu toda a garrafinha e pode passar para a outra camada, sem ter que esperar que a anterior seque. Deixe secar bem.


Para fazer as cabecinhas você pode formar uma bola com papel mesmo ou usar uma bola de isopor e cubrí-la com papel rasgado e cola. Usando pedaços de papelão forme as orelhas, focinhos , bicos e demais detalhes , mas não se esqueça de cubrí-los com as tiras de papel e cola. Deixe secar bem (em dia bem quentes demorará 1 dia aproximadamente).


Para fazer a "bola" amasse várias folhas dessas que serão rasgadas e envolva a "bola " com fita crepe para firmar a bola e depois cubra do mesmo jeito que fez com as garrafinhas.

Só pinte depois que as peças estiverem bem secas.
Boa brincadeira ! Mammy

3 comentários:

ourlovevan disse...

Fantástico!!! Adorei a ideia...obrigada por partilhar.
Beijinhos e milsorrisoscoloridos

*sara* disse...

Olá!
Ainda não tinha tido a oportunidade de comentar aqui no blogue...
Amei tudo o que vi e vou voltar ;)

beijinhos de Portugal ;)

Dedinhos Lambuzados disse...

Ai ! que estes beijinhos d'além mar me deixam feliz !!!Voltem sempre, queridas !