quarta-feira

La Befana : aceitando o desafio !!!

Recebi um desafio da Strega Mamma ( cliquem no nome dela para conhecer o blog) : confeccionar uma Befana de material reciclado !

Eu nunca tinha ouvido falar em La Befana antes, e claro fui fazer uma pesquisa, e ... achei muita coisa legal. O mais legal é que ela está ligada à comemoração...festa...e criança !!! Pronto foi "amor á 1ª vista "!
Praticamente todas as festividades cristãs são festas pagãs que foram "adotadas e adaptadas às necessidades na Igreja Cristã"- uma nova religião que se propunha a substituir as crenças e práticas religiosas dos povos ( antigos) pagãos ( pagus= aquele que vive no campo, junto à Natureza).
A deusa italiana e etrusca Befana era chamada de Marantega (Mãe antiga) e era celebrada no final dos Doze Dias, data que corresponde à atual festa cristã da Epifania.
Neste período e 12 Dias Sagrados as Mães antigas ensinavam os segredos da agricultura e das artes domésticas: fiar, tecer, bordar, cuidar e educar as crianças, mantendo vivas as tradições ancestrais e os antigos ritos sagrados. Elas recebiam oferendas de pão, mel, leite .

Na Sicília, sua memória permanece até hoje na figura e nos costumes de La Strega ou La Vecchia (bruxa, velha), a Anciã de outrora…
Com o tempo as tradições, histórias e lendas foram sendo modificadas e incorporadas às tradições natalinas dos cristãos.
Existe até uma história que se conta que a Befana encontrou-se com os Reis Magos e estes a convidaram para conhecer o Menino Jesus. Mas como ela estava muito ocupada com seu trabalho, declinou do convite. Mais tarde arrependeu-se e porisso começou à presentear todas as crianças boazinhas com doces e presentes e ás mal comportada deixava um carvão .( o que nos lembra Nicolau, não ?)
Consultando blogs pagãos ( http://acasadomago.wordpress.com/) aprendi que : Befana originalmente é uma Deusa do Inverno, da Magia, da Noite, da Lua Minguante, da Sabedoria, do Destino… Ela usava sua vassoura para varrer as energias negativas que se acumulavam ao longo dos dias…
Ela tinha um bode no qual montava para presentear as casas dignas com doçura e carinho. Então era costume ouvir o som do sino que o Bode de Befana trazia no pescoço pelas ruas… Era sinal de que casa poderia ser ou não abençoada e todos aguardavam muito por isso. Era o respeito para com sua sabedoria, sua arte, sua história…
Até hoje se comemora o dia de Befana na Itália. E as crianças recebem doces e presentes ou carvões (doces de preferência) !!!
Para saber mais sobre La Befana ( e como fazer os "carvões doces de Befana" visite
http://stregamamma.blogspot.com

Viva Viva La Befana !!!

Bjs e carvões doces e coloridos para todos !

Mammy

Aqui um vídeo bem legal de crianças comemorando La Befana, e construindo as suas de material reciclado, juntamente com as famílias.

3 comentários:

Luciana Fiuza disse...

Adoreiii...muito...
Quero conhecer La Befana tb,para que ela passe por aqui carregando tudo de mal e abençoando a gente..!!
Espero que ela não precise trazer carvão..rsrs..
Vou correndo mostrar pros meninos..La Befana...
Beijo...

Strega Mamma disse...

Ficou muito legal !!! Realmente você é "impossível " ! Posso ficar com ela ? ( você me envia seus dados bancários e o valor incluindo o frete e eu o endereço para entrega, pode ser ?). Ah ! por que não tive esta idéias antes...?
Parabéns também pelas pesquisas ( os blogs dos amigos são recheados ...gostou ?) e o vídeo ? espetacular! onde o encontrou ?
Parabéns pelo lindo trabalho que realiza com reciclagem, trazendo esta consciência às crianças e adultos de forma lúdica, divertida e criativa !
Obrigada pelo incentivo e divulgação do meu blog aqui neste espaço tão especial.
Beijos e bênçãos e Viva Viva La Befana !
S. M.

Fernando Nunes disse...

muito bom esse blog,... cheio de coisas interessantes,... entra ai no meu e me segue ,,,

abrçao!
Veja o blog do meu projeto! http://nunessfernando.blogspot.com. Não perca a oportunidade! Agradeço as mais de 170 visitas! Comentem ok!...