sexta-feira

Oficinas Criativas e Reciclagem com Crianças - Preparando a Páscoa !

Aqui estão as fotos do "produto final ", pois as outras...não ficaram boas, pena !
Mas deixo aqui um passo-a-passo, e quem tiver dúvidas, deixe um recadinho, ou envie um e-mail para nós, sim ?
De que iremos precisar :
-mini globitos ( são bexigas bem pequenas que o pessoal usa para encher com água e atirar nos amigos...uma brincadeira que é um tanto... aquática !!!)
OU - balões para fazer escultura ( aqueles compriiiiiiidos)- vc enche com a bomba e amarra bem firme e corta; dá um nó, enche outro pedaço, amarra firme e corta....1 balão rende muitos ovinhos !!!)
-cola branca diluída ( metade cola e metade água) ou cola de farinha
-barbante ( para amarrar o globito enquanto seca)
-tiras de revistas ou jornais já lidos ( eu corto quadrados , pois acho mais fácil para as crianças passarem cola sem lambuzar demais ....)
-copos de plástico para apoiar o globito e colar o papel,tigelas para colocar a cola e pincéis para passar a cola ( aproveito os velhos, que já não servem para pintar)
-tinta acrílica ou PVA em diversas cores
-pincel condor ( o de sempre!)
-enfeites ( lantejoulas, retalhos de papel, etc)
- fitas estreitinhas em várias cores (para o laço e para pendurar os ovos)
-cola quente (pistola e barrinhas)
-palitos de fósforo ( para manter a fita no orifício do ovo, sem escapar)
Dedinhos em Ação :
1) encher os globitos com ar, amarrar um pedaço de barbante para poder pendurá-los para secar e começar a cobrí-los com cola e as tiras/quadrados de revista/jornal. Fazer pelo menos 5 camadas de papelagem ( cola e papel). Deixar secar bem.Isto demora pelo menos 1 dia.
DICA:
Cada criança irá fazer pelo menos 4 ovinhos destes, o ideal é levar pelo menos 2 pra cada uma já colado e seco , pois elas não tem muita paciência de esperar os ovos secarem para depois pintar e enfeitar - e como isto demora pelo menos 1 dia...- e os menores não conseguem empapelar mais do que 1 ou 2 ovos !!!
Você mostra os ovos prontos e secos e propõe que comecem a fazer a colagem pois enquanto os ovos secam ( no próximo encontro estarão prontos) eles poderão pintar estes que você levou.
É importante que as crianças façam a papelagem de pelo menos 1 ovo - conhecer e passar por todo o processo é altamente educativo e..terapêutico !
2) Depois de seco, pintar os globitos com as cores escolhidas. Deixar secar bem para poder enfeitar. Os enfeites serão colados com cola quente (pelo adulto !!!)
3) Retirar a bexiga de dentro de cada globito ( cuidado pra não abrir muito o orifício que se formou ao retirar a bexiga e o barbante, se necessário use a tesoura)
4) amarrar um palito na fita para "travar" o fio e passar por dentro do orifício. Se quiser faça um laço.

Ficam lindos para enfeitar a mesa ou fazer uma "Árvore de Páscoa"- tradição nos povos europeus , e que pode ser vista na foto do título do blog http://aprendizarteatelie.blogspot.com

Bom trabalho e boa brincadeira !
Beijinhos de coelho, Mammy

Um comentário:

Marjory disse...

Olá amiga! Está muuito lindo seu trabalho!!Parabéns!
Adoro seu blog. Mil beijokas!!!