domingo

Oficinas Criativas de Reciclagem com Crianças: Foguetes para Pequenos Astrônomos !

Criança é uma riqueza mesmo ! A gente pensa num projeto e... a garotada muda tudo !!! Desconstrói a idéia, transforma a proposta... dá tanta sugestão que nos deixa até no "mundo da Lua ..." !!!

Resumindo : a Marjory - do blog Pequeno Astrônomo - sugeriu que podíamos fazer algo ligado à Astronomia ( ela também trabalha com os pequenos da E. Infantil) e fiquei dando tratos à bola...

O tema é infinito !!! Mil possibilidades !!! E a regra áurea para quem atua com crianças é : "apresente a pergunta para eles e terás ( milhões de) sugestões !!!"

Assim nasceu o projetinho que espero agrade aos pequenos da Marjory e a todos vocês !!!

Dicas de OURO:( que aprendi com as crianças nestes anos todos...)
1)Apresente a idéia a partir de uma história ( imagens) para instigar a fantasia e criatividade da turma, depois envolva-os no projeto que você tem em mente e peça sugestões...Pronto ! O difícil será desenvolver apenas UMA das idéias.

2) Aproveite materiais fáceis de serem encontrados/adquiridos, e fáceis de serem manipulados e trabalhados pela criançada( sozinha).

3) Deixe-os tentar fazer o máximo sozinhos...interfira o mínimo e observe o muito. Mas esteja sempre disponível para dar aquela mãozinha...Deixe-os descobrir como fazer, de que jeito, e qual o jeito melhor....Permita que eles se ajudem e resolvam os desafios que vão aparecendo...

4) Não existe CERTO OU ERRADO- tem o mais fácil, o mais difícil, o impossível na prática e o diferente ! ...deixe-os tentar, errar, consertar, pensar, resolver... AUTONOMIA se desenvolve assim ! Ser livre é saber se virar sozinho e concretizar !

Resumindo... Decidimos que todos iríamos fazer-cada um - um mini foguete ( pra pegar o jeito e porque fica pronto logo !!!)
De que vamos precisar :( para cada foguete)
2 rolinhos de papelão ( daqueles de papel higiênico);
lápis preto;
tesoura sem ponta;
cola quente - pistola e barrinhas;
tinta acrílica ou PVA ( usamos as duas) em diversas cores
pincel condor 471 nº 14
Para enfeitar :retalhos de papel colorido, etiquetas redondas brancas ( é o que tínhamos disponível) que foram "pintadas" com lápis de cor e canetinha hidrográfica.
Dedinhos em ação :
1) Pinte 2 rolinhos -com cores contrastantes fica bem legal- mas deixe a turma escolher como vai pintar e de que cor(es). Deixe secar ( com este calor seca rapidinho !!!);
2)Depois de seco, com a tesoura, recorte apenas um dos rolinhos como na figura acima ;
3) Risque - NO LADO QUE NÃO ESTÁ PINTADO - o molde da cabeça do foguete ( círculo) e dos 3 pés de sustentação do mini foguete. Veja figura acima.
4) Depois de recortadas as partes do foguete ficarão assim , como na foto acima .
FAZENDO A CABEÇA DO MINI FOGUETE :
a)No molde circular você deverá mostrar que é preciso fazer um corte ( linha contínua) até o meio do círculo , pois você vai fazer um " chapéu chinês ". Onde você vê uma outra linha reta feita a lápis, faça uma dobra pra marcar. Veja a foto acima.
b)Junte a ponta que você recortou , levando-a até aquela linha reta que você dobrou e cole com cola quente. Deve ficar como na foto acima . A cabelça do mini foguete está pronta !
5) Agora é só colar com cola quente a cabeça ( chapéu chinês) no corpo (rolinho inteiro) do mini foguete. Acertar com a tesoura em volta para que não sobre muito material da cabeça do foguete( se quiser...) . Como na foto acima.
6) Como podem ver na foto do molde- em cada pezinho do mini foguete tem um risquinho - faça um corte pequeno com a tesoura aí. E faça o mesmo no rolinho ( corpo do foguete),sendo que os 3 cortes deverão formar um triângulo entre si ( senão o foguete não pára de pé). Se achar que não precisa, não faça, deixe sem os pezinhos...
7) Enfeite o mini foguete com retalhos de papel ou o que achar mais divertido - nós usamos umas etiquetas redondinhas "perdidas no ateliê "...e fizemos uns desenhos com canetinha hidrográfica...
Que tal ? Agora podemos começar nossa jornada pelas estrelas !!!
Faça o seu foguete, e venha passear pelo Universo conosco !!!

EM TEMPO :
1)Os moldes estão todos em rolinho ao natural, pois esquecemos de fotografá-los antes....
2) Pedi pra Betty Mello pesquisar uma história relacionada com o tema e postar lá no Canto-do-Conto dêem ma espiadinha lá !(é só clicar no nome)
3) No blog Bem Bolado Projetos também tem uns origamis relacionados à Astronomia bem legais. Clique no nome e vá até lá conferir !
4) Qualquer dúvida ou sugestão, mande um e-mail ou deixe um recadinho !

Bjs siderais e boa viagem !!!
Mammy

5 comentários:

ourlovevan disse...

Muito bonito! Gostei e vou guardar para mais tarde pois no momento estamos envolvidos em grandes projectos que nos ocuparão até à Páscoa.
Beijinhos e milsorrisoscoloridos

Marjory disse...

Aaaaaiiiiii.... que lindoooooooo!!!!!!!!!! Fiquei emocionada demais com a oficina e a homenagem. Obrigada por tanto carinho. Gostaria de retribuir a altura. vc é mesmo um docinho de pessoa e uma artista mágica!!! Com seus dedinhos mágicos transforma em alegria tudo que toca.
Vou reunir o materia esta semana pra colocar em prática com meus aluninhos. Tenho certeza que será um sucesso. Vou tirar fotos e te mandar.
Falando nisso, vou tirar fotos de várias coisinhas que tenho e te mandar por e-mail pode ser??
Muito obrigada minha querida amiga. Assim que eu puder, vou retribuir seu carinho e o da Betty em meu blog.
Adoro vcs!!!
Um milhão de beijos estrelados!!!!

Marjory disse...

Ai... só fico imaginando o tempo dedicado, as idéias perambulando em sua caxola e o trabalho que teve em criar tão lindo foguete. Nossa!!! Que fofura. Obrigada mesmo ma, do fundo do coração. Vc é muito bacana e desejo um dia poder te encontrar. Marcar uma tarde sapeca e cheia de artes onde possamos devanear nossa idéias siderais.
Mil beijokas amiga. Boa semana!

Simone Scalabrini disse...

Ei Mammy!!

Blog pra vir sempre viu? Parabéns!!

Eu e Sofia adoramos fazer arte e criar coisas. Vou imprimir essa "receita" de foguete e botar a imaginação pra funcionar.

Bjs pra você!!!

Priscilla Paggiaro disse...

Mammy, muito prazer!!! Adorei sua visita no meu mundinho cor de rosa e já linkei o seu blog lá, viu! Coloca o meu aqui também pois adoro estas atividades e vivo pedindo pra minha mãe separar os rolinhos de papel higiênico pra mim, hihihihi
beijo grande da Luzinha!